A arquitetura tem aposto no vidro em projetos cada vez mais autênticos e ousados. Prova disso é o projeto apresentado pelo escritório de arquitetura Foster + Partners à prefeitura de Londres. Nele está descrito o pedido para a construção de uma torre envidraçada de 305 metros de altura no formato de uma tulipa.

Inovação inspirada na natureza

Você não leu errado, sim, estamos falando de um prédio em formato de tulipa. Chamado de The Tulip, a torre vai contar com a fachada toda envidraçada para permitir uma visão panorâmica de toda a cidade nas alturas. Além disso, os painéis de vidro de alto desempenho serão utilizados como forma de reduzir o consumo de energia do espaço.

A torre, se o pedido de construção for aprovado pela prefeitura, deve abrigar um centro cultural e educacional com capacidade de receber até 20 mil estudantes por ano. A ideia é que no local sejam apresentados temas sobre história e dinamismo da capital britânica. Também são esperadas as instalações de bares e restaurantes no topo da torre.

Vidro também no lado de dentro

Além do “botão”, que ocupa todo o topo e fachada da edificação, o vidro também estará presente na parte de dentro do prédio. Ele será aplicado em alguns pisos, pontes suspensas e em algumas estruturas semelhantes a casulos.

Prazos

Se o projeto futurista for aprovado pela prefeitura, a construção do edifício deve começar no ano que vem e deve durar até 2025, aproximadamente.